sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ops!!! É mentira.

Quase que constantemente tenho me lembrado dos dias da minha infância..sei lá...mas acho que é a velhice  chegando..rs.. (Exagero). Enfim, essa foi mesmo uma época boa, em que querendo ou não algumas coisas para mim eram bem mais simples de se resolver, hoje especialmente, consegui trazer a memória uma lição que aprendi nesse tempo... E quem  cresceu dentro de uma igreja deve conhecer um corinho que dizia  "Pecado, pecadinho, pecadão. Isso não entra no meu coração.." Ah...coisa boa é ainda ter na gaveta dos pensamentos essas relíquias..Mas, queria compartilhar algo que consegui resgatar dessa pérola do meu tempo de menina. Embora pareça boba, essa música me traz grandes lições, porque  não raro justificamos nossas falhas com “Isso foi uma bobagem.." Em situações onde se precisa de um escape, as verdades raramente são ditas  e  então acabamos optando pelo caminho mais fácil, o da mentira. A mentira é como um vicio que começa com algo simples, banal e sem grandes conseqüências, porém quando  nos damos conta torna-se uma bola de neve. Não raro vemos casamentos, namoros e amizades que se perdem por conta de pequenas mentiras, como conseqüência o que sobra são vidas machucadas, pessoas frustradas e sem sonhos. "As mentiras são uma pequena fortaleza onde você pode se sentir seguro e poderoso. Dentro de sua pequena fortaleza de mentiras você tenta governar sua vida e manipular os outros. Mas a fortaleza precisa de muros, por isso você constrói alguns. Os muros são as justificativas para suas mentiras. Você sabe, como se estivesse fazendo isso para proteger alguém que você ama ou para impedir que essa pessoa sinta dor. Qualquer coisa que funcione para que você se sinta bem com as mentiras." Esse é  um trecho do livro "A cabana" de Willian P. Young que gosto muito e que descreve muito bem a sensação que temos quando mentimos, por que seja qual for o motivo "bom" ou "mal" a mentira sempre traz a sensação de culpa, por isso nos permitimos justifica-las, amenizar esse sentimento é a melhor forma de aliviar a consciência..rs..(Lamentável). O problema das mentiras é que elas atrapalham o nosso relacionamento com Deus e podem nos impedir de desfrutar algo muito melhor, por vezes um tempo de espera para aprendermos a lidar melhor com o que virá, ou um  relacionamento mais produtivo, ou quem sabe pode fazer você perder aquela oportunidade tão esperada. Não importa como, quando ou porque, mentiras sempre estarão ali na sua frente, temos criatividade e habilidade para criar os discursos mais lindos e mentirosos, mas por sermos a semelhança do criador precisamos da honestidade nas palavras como aliada. Sabemos que falar a verdade nem sempre é fácil, contudo o peso e a sinceridade das nossas palavras podem ou não inspirar credibilidade, salvar vidas e reconstruir sonhos, esta responsabilidade está sobre nós. Falar a verdade é uma opção nossa, sempre teremos uma opção, porém cabe a nós escolhermos a melhor delas.

“A boca fala daquilo que o coração está cheio”. (Mt 15,18)

Um comentário:

  1. Lindo texto pana!
    NOTA:
    Mentiras são sempre perigosas, escorregadias, e quando você menos percebe estará coberta delas, sem ao menos notar, basta dizer a 1ª...corre o risco de se torna dependente, é sim! Acho que mentira é como um vício, inebria, te deixa bem, mas logo passa, não se pode prever quanto tempo pode durar uma pequena mentira, pelo contrário, o tempo só engrandece!
    É uma mentira, dizer que alguém nunca mentiu, mas sem dúvida somos capazes de esccolher, entre a solidez de uma palavra verdadeira e uma palavra enganosa nebulosa de mentira.
    E diariamente somos forçados a fazer essas escolhas, entre situações estafantes e incertas.
    Mas e eu´, porque será que é tão difícil mentir para alguém, e tão fácil MENTIR pra mim mesmo?Talvez, seja um vício que eu não consiga me desviar por muito tempo.É tão fácil me enganar, mentir pra mim mesmo, eu acredito!
    Fato corriqueiro para alguém que busca a verdade e a sinceridade.


    beijos pana'
    :p

    ResponderExcluir